Linfotaping: mais um recurso no tratamento dos linfedemas

 em Alimentação, Cuidados, Dicas, Outros

O método Kinesio Taping foi desenvolvido na década de 70 pelo quiroprata e kinesiólogo Kenzo Kase. A técnica foi utilizada inicialmente na área esportiva, principalmente no Japão. A intenção da técnica era a de oferecer suporte muscular durante a prática esportiva sem restringir o movimento. O método foi ganhando espaço e popularidade, se distribuiu por toda a Europa e E.U.A., e atualmente cresce sua utilização pelos Fisioterapeutas em todo o Brasil.

Diferentes formas de aplicação e os benefícios do Taping, fizeram com que a técnica ocupasse cada vez mais espaço dentro da Fisioterapia. Dr. Kase coloca que a aplicação do taping tem diversos efeitos benéficos, incluindo diminuição de dor, suporte aos movimentos musculares, diminuição da congestão linfática ou hemorragias abaixo da pele e corrige ainda o desalinhamento articular. A técnica também pode ser utilizada em cicatrizes hipertróficas, que apresentam fibroses

O Linfotaping então, é uma das formas de aplicação de bandagens para os problemas de origem circulatório-linfáticas.

A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é “elevada” e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.

Os pacientes ficam com a bandagem por 3 a 4 dias e podem tomar banho sem problemas, visto que o material é resistente à água.

O linfotaping oferece ótimos resultados para aqueles que apresentam linfedema de consistência mais “dura” (com mais fibrose), amolecendo a região, facilitando a movimentação linfática. Para aqueles que apresentam linfedema de face, onde as manobras e técnicas descongestivas são de certa forma desconfortáveis, artigos relatam os benefícios da técnica e a colocam como mais uma possibilidade no tratamento do linfedema. Além da face, pode ser aplicada também em linfedemas de braços, pernas e tronco.

É importante salientar que o Linfotaping não substitui a Terapia Descongestiva Complexa, mas pode ser um excelente recurso para os pacientes que apresentam os linfedemas mais endurecidos e ainda para aqueles que não toleram as bandagens compressivas.

Prof. M.Sc. Mirella Dias
Doutoranda em Ciências Médicas – UFSC
Mestre em Saúde Pública – UFSC
Especialista em Fisioterapia Oncológica – SBFC
Vice-Presidente Regional SC – SBFC – Sociedade Brasileira de Fisioterapia em Cancerologia.
Docente da UNISUL – SC
Fisioterapeuta e Coordenadora do Serviço de Reabilitação do CEPON/SC – Centro de Pesquisas Oncológicas.

Recent Posts

Deixe uma resposta

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt
Endermologia ou Endermoterapia no tratamento do linfedemaTerapia Ocupacional no tratamento do linfedema
Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by