ESPECIALIDADE
Drenagem linfática manual
Sobre o
Tratamento
Drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de tratamento manual baseado em quatro movimentos básicos, que foram desenvolvidos inicialmente em 1930 pelo Dr. Emil Vodder, com o objetivo de aumentar a sua atividade e promover o fluxo de linfa.
O movimento do líquido linfático no vasos linfáticos ocorre devido a um processo leve de estiramento provocado pelas mãos do terapeuta, que em seguida realiza uma pressão direcional afim de mover o líquido na direção desejada.
Certas manobras da DLM estão concebidas para manipular vasos linfáticos localizados nos tecidos subcutâneos de grandes superfícies corporais, tais como o tronco e outras manobras são mais adequados para serem aplicados em superfícies com contornos, como as extremidades.


O objetivo global da DLM no tratamento do linfedema é traçar nova rota do fluxo de líquido linfático estagnado em torno de áreas bloqueadas e direcionar para vasos linfáticos saudáveis, que drenam para o sistema venoso.
A drenagem linfática manual bem executada cria um “efeito de sucção” nos vasos linfáticos saudáveis localizadas nas áreas de drenagem, o que permite que o líquido linfático acumulado se desloque de uma região com drenagem linfática insuficiente para uma área com drenagem linfática normal, e, eventualmente, de volta para o sistema venoso.
As técnicas utilizadas para pacientes que possuam algum comprometimento linfonodal difere da drenagem linfática clássica aplicado pela maioria dos terapeutas. A drenagem para o linfedema é específica e feita sobre rotas alternativas colaterais de drenagem linfática.