ESPECIALIDADE
Taping Linfático
Sobre o
Tratamento
O método Kinesio Taping foi desenvolvido na década de 70 pelo quiroprata e kinesiólogo Kenzo Kase. Diferentes formas de aplicação e os benefícios do Taping, fizeram com que a técnica ocupasse cada vez mais espaço dentro da Fisioterapia. O taping linfático é uma das formas de aplicação de bandagens para os problemas de origem circulatório-linfáticas.
A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é elevada e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem do interstício favorecendo a absorção do líquido. Outro modo de utilizar o taping linfático, é realizar um enfaixamento compressivo com a bandagem.
Essa técnica oferece resultados para linfedemas de consistência mais dura (com mais fibrose), amolecendo a região, facilitando a movimentação linfática. Além da face, pode ser aplicada também em linfedemas de braços, pernas e tronco. Pode ser um excelente recurso para os pacientes não toleram as vestimentas compressivas.
